Sunday, June 04, 2006

AMAR a baixa


Antes de mais, quero dizer que nunca me esqueci deste blog, simplesmente estou a tentar arranjar maneira de o controlar..
De qualquer maneira, a pedido de várias famílias, tive de postar qualquer coisa.
Tenho de admitir que o que estou a postar foge um pouco do que eu inicialmente previ para este blog (exposição de projectos meus), mas esta opção de também dar a minha opinião sobre arquitectura é igualmente interessante para um possível debate. Ainda me sinto "caloiro", porque o 2º ano de arquitectura não equivale a nada.. ainda tenho muito para aprender.. mas com os conhecimentos que tenho ganho até agora é possível fazer uma crítica construtiva ao tema que mais curiosidade me suscitou nos últimos meses: a requalificação da Avenida dos Aliados, e do qual fiz em trabalho de grupo um documentário.
Foi um projecto que acompanhei quase do início, e que agora se encontra na recta final, preparado para a inauguração (10 de Junho, penso eu).

No início (estava eu acabar o 1º ano da faculdade), quando o projecto veio a público, disse logo que não gostava. Uma opinião precipitada, cm é óbvio. Mais tarde, quando surgiu uma informação MAIS detalhada, percebi que: Iam retirar a calçada à portugues e os canteiros;alargar os passeios por causa das bocas de acesso ao metro do Porto; reposição da iluminação antiga, e em maior quantidade; existência de uma fonte da autoria de Siza Vieira.
Começaram a surgir as polémicas.
Comecei a ficar mais atento..

Afinal, o que é a Avenida dos Aliados?
Eu sempre a conheci como sendo o palco de manifestações, de congratulações e de festa; ponto de referência para a gente tripeira.
O Centro.
Lembro-me que no primeiro trabalho do 1º ano (fazer uma cidade, definir ruas e praças), eu fiz uma Avenida dos Aliados (inconscientemente). A prof. disse que a Avenida dos Aliados era o pior exemplo de uma "praça" ou "avenida" exactamente por causa desta ambiguidade. A Avenida dos Aliados é uma praça (onde as pessoas "vivem" as manifestações? Ou uma Avenida para os carros com uns jardins no meio que definem percursos sinuosos? O problema da Avenida foi esta ambiguidade que agora procura eliminar num projecto da autoria dos Arqs. Souto de Moura e Álvaro Siza Vieira.

EA verdade é que a avenida é agora um verdadeiro palco de recepção, o "salão nobre", o "vazio para ser preenchido". Os canteiros conferiam uma certa beleza, é verdade.. mas como dizia um motorista da STCP no documentário: "Quem quer verde que vá procurá-lo, não é no meio da cidade que ele vai estar".

As praças em Lyon não têm verde. Têm árvores que dão sombra, e o chão é liberto de qualquer canteiro, onde as pessoas podem andar livremente sem nenhum obstáculo.
O que a nova avenida faz é precisamente isso: libertar o solo para um espaço digno do conceito de praça.

A única coisa que lamento é a continuidade da circulação automóvel.. por que de resto,
gosto muito da nova Avenida, vai de encontro ao significado que a população deu àquele espaço, e com a nova iluminação está a tornar-se num "mimo" e digna de uma cidade moderna.
A nova fonte, que tentei desenhar está alinhada com a estátua de Garrett e acredito que vá ser a nova cara dos Postais da cidade. E acreditem que fica muito bem.

A nova Avenida está dividida em três espaços: a seguir à praça da liberdade está implantada uma alameda que define o conceito de avenida naquele segmento dos Aliados. A seguir, uma praça aberta, livre, e no remate desta placa central, temos uma fonte rodeada de árvores. Um novo espaço de estar em substituição dos canteiros, que quanto a mim é bem melhor.. Os canteiros eram "prós bêbedos se deitar" ou "para as pombinhas irem lá e estragarem tudo", citando duas entrevistadas..
A avenida ao longo do tempo foi alvo de diversas remodelações. Esta é mais uma. E a única que quer recuperar o projecto inicial da Avenida dos Aliados.
Um conselho: Eu sei que nós portugueses somos avessos às mudanças, mas mais vale esperar para ver e depois opinar do que ser tão quadrado. A não ser que estejam dentro do assunto..
É normal uma pessoa criticar, mas também deixar o benefício da dúvida.
Olhem o Código Da Vinci.. Meu deus... Eu dizia que devia ser excelente, e que bela merda que saíu.
Fiquem bem, e AMEM a baixa!

1 Elogios:

Blogger G disse...

axo mt bem, mas podias justificar o texto e, se possível, dar espaços entre os paragrafos nos textos grandes, para ser ainda mais facil de ler.

grato pela disponibilidade,
melman

1:25 PM  

Post a Comment

<< Casa